Reciclagem

Por:Gabriela
Novidade

01

Aug 2016

A reciclagem é o “processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos” […] de acordo com PNRS (BRASIL, 2010).

img7

Em relação às alternativas para a Reciclagem, foi possível concluir que 100% da amostra pesquisada no bairro Prado, Belo Horizonte, M.G., não recicla os resíduos têxteis e não têm ações efetivas em relação à reciclagem dos resíduos têxteis.

A disposição final dos resíduos têxteis foi considerada não adequada por quase 65% dos entrevistados da pesquisa. Evidencia-se, que os resíduos têxteis poderiam ser tratados e reaproveitados ou reciclados, ao invés de serem simplesmente descartados.

image (8)

As indústrias de confecção do vestuário da amostra pesquisada têm preocupações com a disposição final dos resíduos têxteis, apesar de terem afirmado que faltam informações socioambientais para o gerenciamento do processo; capacitação das partes envolvidas em relação aos conhecimentos técnicos na área; os impactos socioambientais desses resíduos, além da dificuldade para descartar corretamente uma vez que não tem coleta seletiva no bairro Prado, além do desconhecimento sobre a existência de indústrias recicladoras de têxteis ou destinatários para a reciclagem dos resíduos têxteis.

Pode-se concluir, a partir das análises da pesquisa, que a disposição final ambientalmente correta dos resíduos têxteis deverá ser realizada por meio de práticas de gestão socioambiental nas indústrias de confecção do vestuário para a possível comercialização e reciclagem desses resíduos, promovendo a inovação social e o desenvolvimento local, através de programas que fomentem os princípios da simbiose industrial.

 

unnamed (3)

Os resíduos têxteis tornam-se matéria-prima para outros processos e produtos concebidos a partir da reciclagem após o descarte, enfatizando a visão sistêmica e visando o conceito de ecodesign, com o objetivo de repensar sistemas, reproduzir tecnologias e repassar estratégias de produção alternativa, com o objetivo de renovar os processos de produção e os hábitos de consumo, minimizando os impactos socioambientais durante o ciclo de vida dos produtos, reduzindo a geração de resíduos e economizando custos de disposição final, em atendimento aos requisitos da PNRS.

A visão sistêmica na gestão dos resíduos têxteis faz-se urgente e imprescindível. Necessita-se reconhecer o resíduo têxtil como reutilizável e reciclável, integrar as associações de catadores de materiais recicláveis na coleta seletiva, fomentar o uso de matérias-primas e insumos e incentivar a indústria da reciclagem, conforme os princípios e objetivos da PNRS.

ultima


Compartilhe:

(31) 99949-6855

contato@gabrielamarcondes.com.br