Conceitos

O que é resíduo sólido?

conceito

É todo material, substância ou objeto descartado (sólido ou não) resultante de atividades humanas em sociedade. Os resíduos sólidos têm diversas origens: industrial, agrícula, comercial, doméstico, de serviços, etc, que podem ser reutilizados, reciclados ou reaproveitados (BRASIL, 2010).

Ex: Tecidos, aviamentos, plástico, papel, agulha, alfinete, tesoura de metal.

O que são rejeitos?

São resíduos sólidos que depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não podem ser reaproveitados, reutilizados ou reciclados e devem ter uma disposição final ambientalmente adequada (BRASIL, 2010).

Ex: Resíduo de comida, resíduo sanitário.

O que é logística reversa?

É o conjunto de ações para facilitar o retorno dos resíduos aos seus geradores para que sejam tratados ou reaproveitados em novos produtos, evitando que os resíduos sólidos, no caso resíduos têxteis, se tornem resíduos terminais (BRASIL, 2010).

O que é reciclagem?

Processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com o objetivo de transformá-los em insumos ou novos produtos (BRASIL, 2010).

O que é simbiose industrial?

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) definiu a simbiose industrial como alternativa para reutilização dos produtos e resíduos produzidos em uma indústria por outra indústria, ou seja, os resíduos de uma indústria seriam utilizados como matéria prima por outra (OECD, 2001).

O que é economia circular?

Também conhecido por ciclo fechado, simbiose industrial ou (do berço ao berço) conforme Lourenço e Chiaramonti (2015). As atividades econômicas se organizam através de retro-alimentação, em que o design de produtos e processos produtivos passam a ser concebidos a partir da reutilização de todas as partes em novos processos produtivos após o descarte.

O que é ecodesign?

Design de produto que demonstra preocupação com a responsabilidade socioambiental, valorizando a oportunidade de aproximação entre produtos, atores envolvidos no processo e consumidores. Barbero e Cozzo (2009) afirmam que ecodesign significa otimizar, minimizar e se caracteriza pela capacidade inventiva de buscar sistemas, tecnologias e estratégias de produção alternativas idealizando produtos duráveis, multifuncionais, adaptáveis e recicláveis.

Os tecidos utilizados nas indústrias de confecção do vestuário são rejeitos ou resíduos???

A PNRS, lei nº 12.305/2010 estabelece a diferença entre resíduos e rejeitos, os retalhos e aparas dos tecidos não são rejeitos, são resíduos porque podem ser reaproveitados, reciclados e tratados e devem ter sua disposição final ambientalmente adequada.

O resíduo têxtil é 100% reciclável e dispõe de tecnologia para ser reciclado. As indústrias de confecção do vestuário necessitam de mudanças das práticas de descarte dos resíduos têxteis para que sejam reaproveitados, reutilizados e reciclados através da coleta seletiva.

Esta Lei incentiva a integração das indústrias (confecção do vestuário) com as associações de catadores de materiais recicláveis visando à inclusão social e a geração de trabalho e renda incentivando o desenvolvimento local.

(31) 99949-6855

contato@gabrielamarcondes.com.br