PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA MODA

Por:Gabriela
Novidade

29

Aug 2016

A indústria da moda com todo seu avanço tecnológico em relação aos materiais inteligentes mostra-se ainda pouco preocupada com as questões relativas à diminuição da quantidade de resíduos gerados nas suas atividades. Contudo, faz-se necessário criar matérias-primas inovadoras a partir da reciclagem de fibras, através da concepção sustentável, que reduz o uso de recursos naturais e energia sem comprometer as características dos produtos, valorizando os aspectos imateriais da moda.

eco simple

As indústrias de confecção do vestuário devem adotar práticas para aproveitar os resíduos têxteis provenientes dos cortes dos tecidos, reutilizando-os na obtenção de texturas inovadoras na superfície têxtil, com a elaboração de novas propostas a partir de técnicas manuais e artesanais, manipulando retalhos e explorando as aparas, além de bordados e aplicações com criatividade e design para obtenção de aspectos decorativos nas peças, gerando produtos exclusivos, desejáveis e atemporais, ampliando seu valor simbólico e, consequentemente, sua durabilidade, aumentando o ciclo de vida desses produtos e valorizando as práticas sustentáveis dentro da cadeia produtiva.

design têxtil

Alternativa para a reutilização dos resíduos têxteis poderia ser por meio da doação para instituições filantrópicas, fomentando a valorização do artesanato, da cultura local, do bem-estar social e, principalmente, da geração de emprego e renda.

colar têxtil

Estes são alguns recursos que implicam menos consumo de matéria-prima e maior reaproveitamento de resíduos têxteis com menor volume para a disposição final. Um processo de criação através de técnicas e métodos adequados por procedimentos artesanais (BERLIM, 2012) com objetivo de criar bens de consumo a partir da inovação na produção, que demanda menos energia e recursos industriais.

tapete

Um modelo de produção dentro do desenvolvimento e utilização de tecnologias limpas.
Para Borges (2011), essas práticas estão ligadas ao aproveitamento dos materiais e à sua reciclagem, pela proximidade entre a coleta da matéria-prima ou resíduo e seu beneficiamento, buscando o fortalecimento do setor em diversas dimensões (sociais, econômicas, éticas e ambientais).

tag


Compartilhe:

(31) 99949-6855

contato@gabrielamarcondes.com.br