Por:Gabriela
Novidade
Sep 2016
A educação possibilitará a mudança de valores, atitudes e comportamentos essenciais para o enfrentamento dos desafios na busca pelo desenvolvimento sustentável, conforme Unesco (2005).
Aprender os processos considerando todas as dimensões integradas e interconectadas, incentivar os valores necessários para transformar os parâmetros socioambientais, a fim de garantir um futuro sustentável, são os desafios da educação para o desenvolvimento sustentável. Exercer um papel proativo neste processo implica fomentar os valores éticos, o pensamento crítico, as características interdisciplinares e os princípios compartilhados.
A educação ambiental e as práticas educativas devem ser aplicadas nas indústrias de confecção do vestuário. A gestão integrada dos resíduos têxteis deve implicar essencialmente a participação entre os setores e atores inseridos no processo. A PNRS defende a capacitação técnica e qualificação na área de resíduos sólidos, e os resíduos sólidos têxteis precisam ser reconhecidos como resíduos reutilizáveis e recicláveis, a fim de reduzir o volume destinado ao aterro sanitário.
Ao considerar os objetivos da sustentabilidade nos níveis local e global, e ao conceber enfoques alternativos viáveis para ao desenvolvimento sustentável, faz-se necessário o reconhecimento dos resíduos sólidos têxteis e a incorporação do setor têxtil na dimensão participativa, viabilizando soluções e consequentemente responsabilizando todos os atores envolvidos, do processo produtivo ao processo da reciclagem.
Eis um outro modo de pensar e agir, percorrendo caminhos diferentes dentro de uma sociedade de consumo, que está sempre criando novas necessidades, novos desejos e hábitos que sacrificam os valores ligados à sustentabilidade.
Não é possível pensar em desenvolvimento sustentável sem falar em educação ambiental individual e coletiva. A educação ambiental agrega valor à gestão socioambiental das indústrias de confecção do vestuário, com a diminuição de desperdícios, minimização dos impactos ambientais de suas atividades e sensibilização para o gerenciamento apropriado dos resíduos têxteis até a disposição final ambientalmente correta.
A educação ambiental é reconhecida como um dos instrumentos da PNRS, pois essa lei incentiva a integração, a participação e o engajamento dos atores sociais, visando ao desenvolvimento local.
A educação ambiental é uma ferramenta para a sensibilização e capacitação dos diversos atores sociais envolvidos para incorporar novos comportamentos, novos conceitos, novas atitudes e novas práticas de gestão socioambiental que demandam responsabilidade, cooperação, envolvimento, integração, participação, autonomia, solidariedade, engajamento, disposição e, principalmente, comprometimento.