Gestão de resíduos

Por:Gabriela
Novidade

20

Jun 2016

A gestão dos resíduos têxteis é uma questão urgente a ser explorada nas indústrias de confecção do vestuário, através das mudanças nas práticas sociais com educação ambiental, compromisso e consciência individual e coletiva sobre as escolhas perante a sociedade para a construção de um futuro desejável, gerenciando os resíduos têxteis através de novos incentivos e parcerias, com integração e inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis no sistema de coleta seletiva, em atendimento ao preconizado pela PNRS, para promover o desenvolvimento local nesses Polos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) Lei nº 12.305/10 criou metas importantes. Até 2020, qualquer resíduo sólido produzido deverá ser corretamente descartado.
As responsabilidades devem ser compartilhadas entre os diferentes atores sociais (Poder Público, Indústrias e Sociedade) com o objetivo de contribuir para a gestão socioambiental integrada dos resíduos têxteis fornecendo possibilidades e melhorias nos processos produtivos das indústrias de confecção do vestuário.

As indústrias precisam conhecer suas responsabilidades e obrigações, evitando assim prejuízos nas diversas esferas (econômicas, sociais e ambientais). Os resíduos têxteis das indústrias de confecção do vestuário podem ser facilmente reutilizados ou reciclados porque são homogêneos, não contaminados e fáceis de recolher, porém necessita-se criar mecanismos facilitadores de processos para a reciclagem de têxteis.

Os resíduos têxteis podem ser tornar matéria-prima para a própria indústria por meio da logística reversa ou para outros fins através da reciclagem. A logística reversa é um dos principais instrumentos na gestão e no gerenciamento dos resíduos sólidos, pois planeja, controla e facilita o retorno dos resíduos aos seus geradores para que sejam tratados e reaproveitados em novos produtos.

É imprescindível e urgente relacionar a reutilização e o reaproveitamento dos resíduos têxteis com o seu descarte para minimizar o desperdício e o acúmulo de resíduos. Recomenda-se processos produtivos que reduzam os impactos ambientais e sociais e que sejam compatíveis com o momento de mundo atual.
Os fundamentos, princípios e objetivos preconizados pela PNRS contribuíram de modo significativo para identificar e criar alternativas para a gestão socioambiental dos resíduos têxteis nas indústrias de confecção do vestuário, a fim de reduzir o volume destinado ao aterro sanitário.


Compartilhe:

(31) 99949-6855

contato@gabrielamarcondes.com.br