Por:Gabriela
Novidade
Jan 2017
Fomos convidados pela Prefeitura de Belo Horizonte para ministrar a nossa oficina de resíduos têxteis do Projeto LEIA /UNA no dia 16 de dezembro de 2016, data da inauguração do Centro Cultural da Regional Nordeste.
Contamos com a parceria e colaboração da Designer Marcela Melo que ensinou técnicas manuais e artesanais de crochê de dedo e agulha e tricô de braço e agulha para a comunidade da região Nordeste de Belo Horizonte.
A oficina foi um sucesso pois ensinamos e aprendemos com as pessoas da comunidade e visitantes que participaram do evento.
Recebemos doações de resíduos têxteis dos moradores do bairro que se sensibilizaram com as inúmeras possibilidades de reaproveitar e ressignificar esses materiais que seriam descartados e provavelmente aterrados.
Durante a oficina, vários participantes se interessaram em dar continuidade as técnicas manuais e artesanais e solicitaram junto aos organizadores do Centro Cultural novas oficinas no calendário do ano de 2017.
Parceria, sinergia, engajamento, interdisciplinaridade, solidariedade, cooperação e participação são conceitos que descrevem nossa atuação junto ao Projeto LEIA/UNA – Laboratório Ecossitêmico Interdisicplinar de Aprendizagem que valoriza as práticas de gestão socioambiental, fomenta sinergias entre o Poder Público (Prefeitura BPH), Instituição (LEIA/UNA), Empresa (GM. Gestão de Resíduos Têxteis) e Sociedade (Comunidade da Região Nordeste) e inspira outras parcerias público/privada.
Ficamos muito felizes com a repercussão da oficina de resíduos têxteis no Centro Cultural e esperamos outras oportunidades para compartilhar nossas experiências e técnicas.
A nossa oficina objetiva despertar o olhar para os resíduos têxteis e suas diferentes possibilidades de reutilização/reaproveitamento. Além de socializar as técnicas artesanais e manuais aplicáveis à esses materiais.
Valorizamos o reuso dos resíduos têxteis, com a intenção de prolongar seu ciclo de vida, transformando-os em novos produtos.
Acreditamos que o resíduo têxtil é recurso com diferentes possibilidades de geração de emprego e renda para as comunidades.
Finalizamos a oficina no Centro Cultural Ipiranga com a produção de novelos de resíduos têxteis, cachepôs, almofadas e cachecol.