Afinal, o que é o Slow fashion?

Por:Gabriela
Novidade

14

Feb 2017

“A moda é uma atividade humana complexa que transforma, molda, define e conecta objetos e indivíduos, criando desejos, satisfazendo necessidades e proporcionando experiências”(SCHOTT, 2015, p.41).

Inspirado no movimento Slow Food, o Slow Fashion foi criado pela inglesa Kate Fletcher, professora do curso de moda e sustentabilidade na Faculdade de Moda de Londres.

O Slow Fashion visa incentivar as práticas sustentáveis no setor da moda; conscientizar acerca dos produtos que consumimos; conectar as relações (Stakeholders); valorizar a diversidade e a riqueza da nossa cultura; desacelerar e priorizar as escolhas conscientes.

As novas lógicas de mercado começaram a mudar, e as indústrias de confecção que quiserem acompanhar esse movimento e inovar precisaram repensar seus processos produtivos; estimular a adoção de padrões sustentáveis de produção; desenvolver tecnologias limpas; implementar práticas de descarte dos resíduos têxteis e não têxteis com 12 Rs.

Novos modelos de negócios que valorizam os fornecedores locais e nacionais, compatíveis e coerentes com os princípios e processos produtivos sustentáveis; o comércio justo; a profissionalização do setor e a  emancipação das pessoas através da qualificação, melhorando a qualidade de vida da comunidade local, ampliando o emprego e a renda (rede de colaboradores/ Stakeholders); as escolhas de Eco-materiais – tecidos reciclados, ecológicos, biodegradáveis, veganos, orgânicos, etc.

 

A inovação no design contempla a responsabilidade socioambiental compartilhada; valoriza a cooperação – oportunidade de aproximação entre produtos, atores envolvidos no processo e consumidores; visando o fortalecimento do setor em diversas dimensões; e por fim define o novo design – ECODESIGN

O Ecodesign entende os desafios econômicos, políticos, ambientais, sociais, éticos, técnicos, comportamentais e culturais, explorando as potencialidades locais e globais de forma sustentável em prol do design. Minimiza os impactos socioambientais durante o ciclo de vida dos produtos, reduzindo a geração de resíduo e economizando custos de disposição final.

 

 

É uma ferramenta capaz de buscar sistemas, tecnologias e estratégias de produção alternativa com o objetivo de renovar os processos de produção e os hábitos de consumo.


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