Resignificando os resíduos têxteis no Projeto LEIA

Por:Gabriela
Novidade

12

Dec 2016

Somos parceiras do projeto de extensão LEIA – Laboratório Ecossistêmico Interdisciplinar de Aprendizagem nas ações para implementar as hortas urbanas sustentáveis por meio de atitudes e práticas de consumo consciente e sustentável à longo prazo.
figura-1

Este projeto feito em conjunto com os professores e alunos dos cursos de Arquitetura, Gastronomia, Biologia, Nutrição, Moda e do Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local da UNA-BH e visa transformar espaços ociosos em ambientes educativos, de forma colaborativa e pedagógica.
Promovemos várias oficinas reutilizando os resíduos têxteis doados pelas indústrias de confecção do vestuário durante todas as etapas do processo de estruturação do projeto. Os alunos dos cursos envolvidos e parceiros do LEIA participaram dessas oficinas.
image00003
Na primeira oficina forramos os coletores de materiais recicláveis e criamos as identificações com letras de tecidos de acordo com os materiais coletados (caixas cartonadas de leite e suco, garrafas PET, caixas de ovo, cordas, cabos de vassoura, bambu, etc).image00004

image00001

Nossas oficinas são ministradas nos laboratórios do curso de moda do ICA-UNA e nos espaços do Campus JPII, sede do terraço do projeto LEIA. A segunda oficina foi no hall do Campus JPII, forramos e identificamos os coletores (caixas de papelão e madeira doadas).
image00001
image00002

Na nossa terceira oficina desenvolvemos novelos de resíduos têxteis para a produção de macramês, tricô e crochê que foram utilizados no dia 29/11, na inauguração da horta comunitária e sustentável no terraço do Campus JPII do projeto LEIA.
image00003

image00004
No dia da inauguração do projeto LEIA, convidamos a designer de moda Marcela Melo para ministrar a oficina de crochê de dedo e agulha e o tricô de braço e agulha com os resíduos têxteis.
O público que estava no dia do evento teve a oportunidade de aprender e experimentar as técnicas manuais e artesanais reutilizando os resíduos têxteis como material alternativo.
figura-9

O projeto LEIA contempla gestão socioambiental, inovação social, sustentabilidade e desenvolvimento local entre a comunidade e a instituição.
Gabriela Marcondes – Gestão de resíduos têxteis é responsável pelas oficinas de reaproveitamento dos resíduos têxteis que têm por objetivo fomentar ideias criativas, engajar pessoas, gerar alternativa de emprego e renda para as comunidades e refletir sobre os impactos negativos e a problemática socioambiental do descarte inadequado desses resíduos.

Inauguração espaço LEIA

Inauguração espaço LEIA

Recebemos o convite através do LEIA para integrar ações culturais da Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte com hortas comunitárias sustentáveis.
Estaremos no dia 16/12 ministrando mais uma oficina com os resíduos têxteis. Vamos ensinar a produzir, engomar e escrever nos resíduos de brim, que servirão para identificar as sementeiras, canteiros e vasos da horta urbana. O projeto continuará em 2017…. Venham participar!!!!
image00004


Compartilhe:

(31) 99949-6855

contato@gabrielamarcondes.com.br